Leonardo Martins - Mentalista

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Pesquisa revela gestos que geram a suspeita de que uma pessoa não é confiável

Isoladamente, nenhum gesto ou expressão determina corretamente a confiabilidade de alguém. Mas juntos, esses 4 gestos enviam a mensagem ao cérebro de que a pessoa não é confiável.



Por Tara Parker-Pope
The New York Times Syndicate


De que maneira decidimos em quem confiar? Uma curiosa pesquisa a respeito das interações entre estudantes universitários com um robô procura esclarecer por que confiamos e por que desconfiamos instintivamente de algumas pessoas. Ainda que muitas pessoas presumam que comportamentos como evitar contato visual e inquietação sejam sinais de que uma pessoa esteja sendo desonesta, cientistas descobriram que isoladamente, nenhum gesto ou expressão determina corretamente a confiabilidade de alguém.




Afastar-se, cruzar os braços, tocar as próprias mãos ou a si mesmo são os gestos que passam a imagem de que a pessoa não é confiável.


Entretanto, pesquisadores da Universidade Northeastern, do MIT e da Universidade de Cornell identificaram recentemente quatro comportamentos distintos que, quando juntos, parecem avisar o cérebro humano de que determinada pessoa não é de confiança. As descobertas serão publicadas no mês que vem na revista "Psychological Science" e poderão ajudar a explicar por que gostamos ou deixamos de gostar rapidamente de pessoas que acabamos de conhecer. Mais importante do que isso, a pesquisa pode vir a ser utilizada para desenvolver programas de computador que avaliem rapidamente o comportamento de pessoas em aeroportos e em outros lugares, alertando para riscos de segurança.

(...)

Para ler a pesquisa completa, clique aqui.

Contribuição do meu amigo Sérgio Monteiro

Posts relacionados:
Emoções transparecem da mesma forma na música e na voz
Efeito Halo
Uma breve história da pesquisa das expressões faciais
Para receber artigos como este em seu facebook, é só curtir a minha página

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...