Leonardo Martins - Mentalista

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Revelando a Psicologia da Mágica de Cartas

Um pesquisador de psicologia (e mágico) explica o que acontece depois de ouvir "pense em uma carta" 


Por Jay Olson
Scientific American 31-jul-2012

Pense em uma carta. Tem uma em mente?


Embora possa fazer sentido como uma escolha livre, pense de novo: A maioria das pessoas escolhem uma das quatro cartas, de um baralho de 52. Por enquanto, lembre-se da sua carta - vamos voltar a ela mais tarde.

Por milhares de anos, os mágicos têm espantado o público com o desenvolvimento e aplicação de intuições sobre a mente. Mágicos qualificados podem manipular memórias, controle de atenção, e influenciar escolhas. Mas mágicos raramente sabem por que esses princípios funcionam. Estudar mágica pode revelar os mecanismos da mente que permitem esses princípios, para descobrir o porquê e não apenas o como.

Alguns destes princípios, como ilusões e desorientações, recentemente levaram a descobertas interessantes. Por exemplo, num estudo, um mágico atirou a bola para o ar algumas vezes. No terceiro lançamento, no entanto, ele só fingiu jogar. Dois terços dos participantes disseram ter visto a bola desaparecer no meio do ar, mesmo que ela nunca tenha saido de sua mão. Os participantes viram algo incrível - algo que nunca aconteceu de verdade.

Outro exemplo é a desorientação, onde o mágico esconde o segredo manipulando o que o público percebe ou pensa. Um estudo acompanhou os movimentos dos olhos dos participantes enquanto mostraram-lhes um truque de desaparecimento de um cigarro. Mesmo que os participantes olhem diretamente para o movimento secreto, não percebem que a sua atenção foi dirigida para outro lugar. Eles olham, mas não vêem, graças a desorientação do mágico.

Outros princípios de mágica envolve truques com cartas. Mágicos podem, muitas vezes, influenciar a pessoa escolher um carta especial de um baralho, ou mesmo saber que carta a pessoas vai escolher quando solicitada a pensar em uma. Estudar esses fenômenos poderiam nos ajudar a aprender sobre a mente, assim como o estudo de ilusões e desorientação.

Mas antes que possamos entender a mágica de cartas, temos que entender exatamente como as pessoas percebem elas mesmas as cartas. Para fazer isso, eu me juntei com outro pesquisador e mágico, Alym Amlani, bem como o professor Ronald Rensink da Universidade de British Columbia. Nós aplicamos técnicas bem conhecidas da ciência da visão para medir como as pessoas vêem, lembram, como escolhem cada uma das 52 cartas de um baralho. Por exemplo, as pessoas viram rapidamentes cartas mostradas uma após a outra em um computador enquanto procuravam uma carta-alvo; sua precisão indicada visibilidade da carta. Para medir a escolha, pedimos mais de mil pessoas para o nomear ou visualizar a carta, em seguida, registraram suas seleções.

Medir estes fatores nos permitiu testar intuições dos mágicos sobre diferentes cartas. Nossos resultados confirmaram várias dessas intuições. Por exemplo, os mágicos acreditam que as pessoas tratam o Ás de Espadas e Rainha de Copas de maneira diferente das outras cartas. Com certeza, precisão para detectar e lembrar foi maior para o Ás de Espadas, e as duas cartas estavam entre as mais queridas e frequentemente escolhidas. Outras cartas escolhidas com freqüência foram os Setes e os Três, de acordo com outros estudos sobre como as pessoas escolhem números.

Mágicos também acreditam que eles sabem que cartas são menos propensos a serem  escolhidas pelas pessoas. Agora, considere: Qual a carta que você acha que as pessoas vão citar o menos frequência?

Para muitos mágicos, a resposta é Paus de valor mediano, como o Seis de Paus. Outros parecem compartilhar essa crença; hecklers por vezes, acabam escolhendo o Seis durante truques de mágica. De fato, durante o teste piloto, quando perguntado para citar uma carta de várias pessoas presunçosamente afirmaram: "Seis de Paus!", Talvez tentando agir de forma imprevisível. Mas ao fazer isso, eles de fato agiram de forma mais previsível. Como se viu, no entanto, foram os Noves pretos que foram os menos escolhidos. Das 1150 seleções feitas por pessoas em nosso experimento, estas cartas foram escolhidas apenas quatro vezes.

Várias outras crenças comuns também foram desaprovadas. Por exemplo, os mágicos dizem muitas vezes que, quando pedem para nomear uma carta, as mulheres escolhem a Rainha de Copas mais que os homens. Em nossa amostra, encontramos o oposto: os homens escolheram a Rainha de Copas mais do que mulheres, e as mulheres escolheram o Rei de Copas mais do que os homens.

Outros resultados parecem ser completamente novos. Por exemplo, as pessoas detectaram a maioria das cartas igualmente bem, exceto pelo Seis Copas e Ouros, que pareciam ser mais "enevoados" do que quaisquer outras cartas. Em outras palavras, as pessoas viram Seis vermelhas que não estavam lá. Além disso, as mulheres parecem preferir cartões de números inferiores, e os homens preferiram mais altos. Nós não sabemos o por quê.

Um resultado final interessante foi que, a formulação exata da pergunta pareceu influenciar a carta que a pessoa escolheu. Quando lhe pediram para nomear uma carta, mais da metade das pessoas escolheram uma das quatro cartas: o Ás de Espadas (25%), ou da Rainha (14%), Ás (6%), ou Rei (6%) de Copas. Se você é como a maioria das pessoas, você pode ter escolhido uma destas cartas, quando perguntado no início deste artigo. (A lista completa de cartas e suas freqüências também está disponível.)

Mas quando perguntamos para visualizar a carta, as pessoas pareciam escolher o Ás de Copas com mais freqüência. Em nossa amostra, eles escolheram quase duas vezes mais quando solicitado a visualizar (11%) em vez de nomear (6%) uma carta. Talvez alguma coisa sobre o processo de visualização torne as pessoas mais propensas a pensar nesta carta em particular.


Estudos sistemáticos como esses podem ajudar a formar a base de uma psicologia de mágica de cartas. Mágicos podem melhorar seus truques por saberem como as pessoas escolhem suas cartas com maior ou menor frequência. Enquanto isso, os psicólogos podem acompanhar descobertas inesperadas para entender por que as pessoas podem "perder de vista" as Seis vermelhas ou porque a formulação de uma pergunta pode trazer diferentes cartas à mente.

E este é apenas o começo. Aplicando estes resultados, podemos desvendar os mecanismos por trás dos princípios da mágica de cartas. Se os mágicos podem influenciar as decisões do público, que fatores permitem essa influência? Por que as pessoas ainda sentem que têm uma escolha livre? As respostas a estas perguntas podem fornecer novos insights sobre persuasão, marketing e tomada de decisão. Por fim, esperamos desenvolver uma ciência da mágica, onde quase qualquer truque pode ser entendido em termos de seus mecanismos psicológicos subjacentes. Tal ciência pode manter os segredos da magia, enquanto revela os segredos da mente.

Artigo original - Aqui
Para receber artigos como este em seu facebook, é só curtir a minha página

Um comentário:

Val disse...

Post GENIAL! (além de lindas as fotos escolhidas).

Obs - Não estou dentro da maioria rs. Pensei no 7 de espadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...