Leonardo Martins - Mentalista

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Procurando por Coincidências

Todo mundo adora uma coincidência. Poucos concordam se é significativo.

Por: Kaja Perina

Isaac Asimov afirmou que os avanços da ciência não começam com momentos "Eureka". Pelo contrário, alguém simplesmente diz: "Isso é divertido." A observação de Asimov também destaca os extremos com que as pessoas respondem ao fenômeno de coincidência.

A nossa tendência de ver padrões em todos os lugares significa às vezes que descobrimos maravilhosas verdades sobre o mundo. Assim como, muitas vezes, somos levados subjetivamente cul-de-sac (um caminho sem progresso). Na história de capa deste mês (Psychology Today), "A estranheza insuportável de ser", Matthew Hutson explora por que as pessoas, algumas em particular, glorificam experiências anômalas.

Nossos cérebros são mísseis buscadores de padrões que não podem deixar de notar coincidências; se devemos nós incutir com um significado esse é outro assunto. A tendência para aprender uma nova palavra ou conceito apenas para "de repente" encontrá-lo em todos os lugares atinge pessoas em um lugar entre o notável ​​e o milagrosa, embora possa ser explicado pela capacidade do nosso cérebro para atenção seletiva: Nos mantemos centrados a novos estímulos, enquanto filtramos inumeráveis dados não relacionados.

Há um termo obscuro flutuando ao redor do que descreve termos obscuros ou idéias que se sente de maneira onipresente, logo que eles estão em nosso radar: o fenômeno Baader-Meinhof*.

Engraçado, eu pensei, no primeiro encontro com o termo. É agora a Baader Meinhof obscura o suficiente para estampar um neologismo sobre a obscuridade? (Eu vivi na Alemanha quando criança, por isso, em minha mente, este grupo terrorista foi extinto de vez sobre o fim da Al-Qaeda). Essa desconexão atualmente capta um elemento complicado na coincidência: "Baader-Meinhof" é sobrecarregado por aqueles tocados por ele; simples trivia para todo o resto.

Nós podemos muito bem concordar sobre o que constitui coincidência, mas não quando ao seu significado. Duas famílias que visitam Disneyland no mesmo dia são pontos de dados. Quando as famílias contém um menino e uma menina que anos depois se encontram e se casam, o casal em questão chama isto de sorte. Se isso acontece com você: "Eureka!" Para qualquer outra pessoa: "Isso é engraçado."

Não me interpretem mal, eu adoro ler sobre o triunfo do acaso, tanto quanto a pessoa ao lado e sua publicação. O New York Times publicou recentemente um artigo divertido sobre dois anúncios de casamento altamente coincidentes. Há um certo chame em ver alguém receber um prêmio existencial, mesmo que geralmente não fique ofegante por isso. Mas há também a satisfação em compreender como o cérebro é movido para apoderar-se desses momentos desde o início.

*- A ilusão em que uma palavra, um nome ou outra coisa que tenha vindo recentemente a atenção de repente aparece em "qualquer lugar" com freqüência improvável.

Artigo fonte: Aqui
Para receber artigos como este em seu facebook, é só curtir a minha página

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...