Leonardo Martins - Mentalista

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Mensagem Subliminar na Propaganda

O estímulo sublimitar é aquele que é recebido abaixo do limite da percepção consciente.


Abaixo uma figura que é um estímulo associativo, mas não um estímulo subliminar, pois podemos observá-lo se tivermos atenção.


Abaixo um trecho escrito por Reginaldo De Franceschi Junior:

"Levando em consideração a função da atenção na propaganda (que é o despertar o interesse do espectador em relação ao produto ou serviço anunciado) justamente com os fatos aqui levantados, é possível notar possibilidades concretas de influência subliminar nessa etapa da comunicação: a capacidade de influência subliminar em reações e respostas conscientes poderia ser dirigida para otimizar o efeito da propaganda sobre o receptor, no tocante à atenção.

Segundo as comprovações das experiências, estímulos subliminares são frequentemente recebidos e assimilados, mas nunca exibem uma resposta consciente direta, sendo medidos indiretamente, através de métodos como as SCR*, por exemplo. Por conta disso, não seria possível utilizar qualquer meio subliminar para produzir um efeito consciente perceptível em um indivíduo. Isso fica evidente no estudo de Van den Hout, o qual observa que mesmo pacientes expostos subliminarmente às suas fobias não reagem conscientemente ao estímulo. Por outro lado, Milner e Goodale apresentaram evidências inegáveis de que pacientes com sérias dificuldades cognitivas podem desempenhar tarefas com relativo sucesso baseando-se apenas em sua percepção subliminar.

No contexto da propaganda, tais características indicam que um estímulo subliminar recebido gera um inpacto inconsciente, o qual exercerá alguma influência, positiva ou negativa, na reação posterior do indivíduo em relação à propaganda. Sendo assim, uma determinada propaganda poderia ser beneficiada por um estímulo anterior, o qual exerceria a função de prime, caso esse contivesse uma mensagem consistente e consonante com a propaganda. Por outro lado, frisa-se que esse estímulo, por si só, não produziria qualquer resultado consciente, contrariando as reação típicas atribuídas às propagandas subliminares."

*SCR - Skin Conductance Response, registros de mudanças da condutividade da pele.


Excelente tese de Reginaldo De Franceschi Junior sobre o tema (download direto em pdf) - Limiar: uma visão publicitária sobre os limites da percepção

Um post anterior sobre o assunto - Derren Brown Subliminal Advertising
Para receber artigos como este em seu facebook, é só curtir a minha página

3 comentários:

Chystian disse...

muito bacana esse post!bem esclarecedor.

Dani disse...

Adorei! =)

Bem que a Val disse que hoje você iria postar algo bem bacana!

Eduardo disse...

curti!já baixei o pdf e vou ler.
parabéns!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...