Leonardo Martins - Mentalista

terça-feira, 10 de julho de 2012

Jogo do Copo Ajuda Psicólogos a Sondar o Subconsciente

(Image: Jon Santa Cruz/Rex Features ) 

Clare Wilson, medical features editor
NewScientist

Amado por espiritualistas e adolescentes entediados em um desafio, o tabuleiro Ouija (usado no "jogo do copo") tem sido uma fonte de mistério, entretenimento e algumas vezes um sincero assombro. Agora ele pode fornecer uma luz aos segredos da mente inconsciente.

O Ouija, também conhecido como placa falante, é uma placa de madeira, marcada com as palavras "sim", "não" e as letras do alfabeto. Normalmente, um grupo de usuários colocar suas mãos em um ponteiro móvel, ou "prancheta", e fazem perguntas em voz alta. Às vezes, a prancheta sinaliza uma resposta, mesmo quando ninguém admite a movê-lo deliberadamente.

Espiritualistas acreditam que a resposta vem através do mundo espiritual. Na verdade, todas as evidências apontam que a verdadeira causa é o efeito ideomotor, pequenos movimentos musculares que geramos inconscientemente.

É por isso que o tabuleiro Ouija tem atraído a atenção de psicólogos da Universidade de British Columbia, no Canadá. Há uma crescente evidência que sugere que o inconsciente desempenha um papel nas funções cognitivas que nós nomalmente consideramos como salvaguarda da mente consciente.

Considere você dirigindo seu carro ao longo de uma rota familiar enquanto planeja o seu dia. Na chegada, você percebe que não estavam no controle consciente do carro, que era seu "zumbi interior", disse Hélène Gauchou da Associação para o Estudo Científico da Consciência na conferência em Brighton, Reino Unido, esta semana. "Como podemos nos comunicar com a inteligência inconsciente?"

A abordagem de Gauchou é voltar  ao tabuleiro Ouija. Para manter as coisas simples, sua equipe tem apenas uma pessoa de cada vez com o seu dedo na prancheta. Mas o efeito ideomotor é maximizado se você acha que não é responsável por quaisquer movimentos - é por isso que as sessões do tabuleiro Ouija são mais bem sucedidas quando usado por um grupo. Então é dito ao participante que ele estará usando a placa com um parceiro. O participante tem seus olhos vendados e não sabe que seu parceiro chamado remove as mãos do planchette quando o experimento começa.

A técnica funcionou, com pelo menos 21 dos 27 voluntários testados, relata Gauchou. "A prancheta não se move aleatoriamente em torno da placa, ela se move para sim ou não Ela parece se mover quase que magicamente Nenhum deles se sentiu responsável pelo movimento." Na verdade, alguns participantes suspeitaram que seu parceiro era realmente um ator - mas eles pensaram que foi o ator que deliberadamente moveu a prancheta, sem suspeitar que eles próprios eram os únicos tocá-lo.

A equipe de Goucher ainda não usou a técnica para obter novas informações sobre o inconsciente, mas eles provaram que parece funcionar, a princípio. Eles pediram aos participantes para responder "sim" ou "não" às questões de conhecimentos gerais usando o tabuleiro Ouija, e também pediu-lhes para responder às mesmas perguntas, usando o método mais ortodoxo de digitar em um computador (não vendado). Os participantes também foram questionados se eles sabiam a resposta, ou estavam apenas adivinhando.

Quando utilizaram o computador, se os participantes dissessem não saber a resposta a uma pergunta, eles acertavam cerca de metade do tempo, como seria esperado pelo acaso. Mas quando se utilizaram o Ouija, eles acertaram essas perguntas 65% do tempo - sugerindo que eles tiveram uma noção subconsciente da resposta certa e a Ouija permitiu o palpite ser expresso (Consciousness and Cognition, DOI: 10.1016/j.concog.2012.01.016- artigo completo).

A equipe agora pretende aperfeiçoar a técnica, como um tabuleiro Ouija normal pode demorar muito para entregar uma resposta - em até dois minutos. "Estamos tentando desenvolver um dispositivo de fricção reduzida", diz Gauchou. Ela está mesmo desenvolvendo um "Ouija app".


Artigo original: Blog NewScientist
Para receber artigos como este em seu facebook, é só curtir a minha página

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...