Leonardo Martins - Mentalista

sábado, 13 de agosto de 2011

Jasper Maskelyne


Jasper Maskelyne entrou para a Engenharia Real Britânica assim que a Segunda Guerra Mundial começou. Ele imaginava que suas habilidades poderiam ser usadas na camuflagem. Ele convenceu os oficiais criando a ilusão de um navio de guerra alemão sobre o Tâmisa usando espelhos e um modelo.

Em janeiro de 1941, o General Archibald Wavell criou uma força-tarefa para subterfúgios e contra-espionagem. Maskelyne foi designado para servir nela e reuniu um grupo de 14 assistentes, incluindo um arquiteto, restaurador de arte, carpinteiro, químico, engenheiro elétrico, eletricista, pintor, e um construtor de cenários. Foi apelidada de "A Gangue Mágica" (The Magic Gang).

A Gangue Mágica construiu uma série de ilusões. Eles usaram telas pintadas e madeira compensada para fazer jipes parecerem tanques - e tanques parecerem caminhões. Eles criaram ilusões de exércitos e navios de guerra.
Sua maior ilusão era para esconder Alexandriadesorientar os bombardeiros alemães contra o Canal de Suez . Ele construiu uma maquete com as luzes da noite de Alexandria em um compartimento de três quilômetros de distância com prédios, farois, e baterias anti-aéreas falsos. Para mascarar o Canal de Suez, ele construiu um cone de espelhos rotativos que criou uma disco em espiral de luzes com nove milhas de largura, destinado a desorientar os pilotos inimigos para que suas bombas caíssem fora do alvo.

Em 1942 ele trabalhou na Operação Bertram, antes da batalha de El Alamein. Sua tarefa era fazer Marechal alemão Erwin Rommel achar que os ataque estavam vindo do sul, quando o general britânico Bernard Montgomery planejou o ataque a partir do norte. No Norte, 1.000 tanques estavam disfarçados de caminhões. No sul, o Gangue Mágica criou 2.000 tanques falsos com uma convincente pirotecnia. Havia uma linha ferroviária falsa, conversas de rádio falsas, e falsos sons de construção. Eles também construíram um canal de água falso e fez parecer como se nunca estivesse pronto antes do ataque.
O Gangue Mágica foi dissolvida após a batalha e, embora Winston Churchill tenha elogiado seus esforços, Maskelyne não recebeu a valorização que desejava. Maskelyne tentou retomar sua carreira no palco depois da guerra, sem muito sucesso. Ele também publicou um livro sobre suas façanhas, Magic: Top Secret, em 1949. Em 2002 The Guardian disse: "Maskelyne não recebeu o reconhecimento oficial, para um homem vaidoso isso era intolerável, e ele morreu um bêbado amargurado. Ele dá a sua história uma pungência sem a qual seria um mero bater no peito...".

Para assistir ao programa The War Illusionist da History Channel no Youtube:

mentalismo mágica mentalista entretenimento adulto
Para receber artigos como este em seu Facebook, é só curtir a minha página

Um comentário:

Anônimo disse...

Excelente essa parada! Nem sonhava com isso. Como é que pode? Vou assistir esses videos depois. Ilusionismo + tática de guerra = bacanérrimo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...