Leonardo Martins - Mentalista

quinta-feira, 14 de julho de 2011

MICRO-EXPRESSÕES*

O que são as micro-expressões? 

Cada vez que uma pessoa mente ou tenta ocultar as suas emoções produzem-se pequenos movimentos involuntários nos músculos faciais que podem deixar a descoberto a mentira. Estes pequenos movimentos, conhecessem-se como micro-expressões.

Existem sete tipos de micro-expressões universais: alegria, desprezo, espanto, medo, nojo, raiva e tristeza.

Estes gestos são pequenas traições do nosso corpo que revelam os nossos sentimentos ocultos e estão sempre presentes, por mais que os tentemos reprimir. Estas alterações tão sutís do rosto aparecem antes que a pessoa comece a comportar-se de um modo racional.

Apesar disto, nem sempre é fácil de detectar, pois estes são gestos que aparecem e desaparecem numa fracção de segundo e que apenas conseguem ser detectados por pessoas que tenham boa capacidade de observação ou um olho clínico treinado. Para além disto, mesmo que as expressões sejam detectadas, estas apenas nos permitirão saber que a pessoa está a mentir e não sobre o quê e a razão. Por exemplo, não é possível saber se um mentiroso está a ocultar algo voluntariamente ou se está a reprimir um sentimento ou emoção de forma inconsciente sem sequer dar por isso. 

*Por Paul Ekman: Um dos maiores peritos mundiais da área dos micromovimentos faciais e de detecção de mentiras.
Autor devários livros, incluindo o publicado no Brasil: "A linguagem das Emoções"(Recomendo). Texto retirado do site da série Lie To Me, em que Paul Ekman é o consultor técnico.


3 comentários:

Daniela disse...

Muito bom o texto, também quero comprar o outro livro chamado o código de ekman.

Leonardo Martins disse...

Daniela, recomendo qualquer livro do Ekman. Ele é fantástico.

PS: Você consegue todos os livros dele pela Amazon.

NIMBUS™ disse...

O correto é surpresa e não espanto, ele mesmo fala no livro "a linguagem das emoções" que são coisas distintas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...