Leonardo Martins - Mentalista

sábado, 16 de julho de 2011

John Mulholland

Em 1953, o mágico John Mulholland, um dos mais famosos do seu tempo, foi convidado para produzir manuais para a CIA para que seus agentes pudessem repassar documentos com a máxima descrição, esconder pequenos objetos e ainda conseguir provas. Durante anos estes truques de espionagem foram largamente utilizados pela CIA.

Tratava-se de parte de um projeto supersecreto da CIA. Para manter a confidencialidade, nas correspondências com o mágico eram utilizados peudônimos, empresas de fachada e caixas postais anônimas. Mulholland produziu 2 manuais: "Algumas aplicações operacionais na arte da fraude" e "Sinais de reconhecimento".


Trabalhou também na "aplicação das técnicas da mágica em operações clandestinas, incluindo remessa furtiva da materiais; movimentos enganosos e ações para encobrir atividades normalmente proibidas, para influir nas escolhas e percepções de outras pessoas; diversas formas de disfarce; sistemas secretos de sinalização etc."

Em 2007 a agência americana permitiu a divulgação dessas informações. Em 2010, Robert Wallace, um agente aposentado da CIA, e atualmente pesquisador de história da inteligência americana, escreveu em coautoria o livro: "CIA - Manual oficial de truques e espionagem".

Um comentário:

HenriqueS disse...

Informação e o privilégio a ela sempre foram marcas de poder.
No livro freakonomics - A rogue economist explores the hidden side to everything coisas parecidas entre agente imobiliários e membros da Khu Klux Klan são exploradas...
O que eles tem em comum e de mais valioso?
Informação!
E como eles passavam isso adiante?
Com técnicas de disfarce e sinais parecidos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...